terça-feira, 3 de novembro de 2009

Educação Infantil - Crianças de 0 a 3 anos.

Bem como não estou atuando em sala ainda preferi assisti o programa na sexta (30/10) e colocar meu relato sobre o que eu assisti certo, então aí vai:

Entrevistados: Professor Rodrigo (Pedagogo da USP)

Silvia Helena da Cruz - PR

Clotilde R. Ferreira - SP

Se falou o que nós já comentavámos durante a semana sobre a interação dos pais com os centros e este deixar os mesmos a frequentar se possível mais para conhecer todo o trabalho e o serviço oferecido as crianças e até de repente planejar alguma atividade para vivenciarem com seus filhos ali mesmo, não deixa de ser interessante não é mesmo!

Que a creche não é o único contexto bom existente, a criança pode sim se desenvolver nos mais variados contextos desde que tenha um bom convívio, tempo para brincar, correr, ter contato com demais crianças e então necessariamente não precise ir para o centro se a família assim desejar, pois é um direito da criança, mais não é obrigatório ainda nesta fase. Só que infelizmente nossa realidade é outra pai e mãe precisam trabalhar e se não tem com quem deixar a criança a alternativa são os centros, querem gostem ou não.

Continuando um pouco a respeito deste direito falou-se também em o estado estar assumindo e obrigando a matrícula de crianças desta fase, só que ao mesmo tempo podemos citar que não existem vagas suficientes para atender toda a demanda, o que fazer? Precisamos não somente de mais vagas e sim mais qualidade de ensino.

Currículo, bem fala-se de tempo e espaço na mesma proporção, dimensão, pensar em espaços múltipos e que ao mesmo instante as crianças que estão ali possam usar para descansar, dormir, ter privacidade em outro momento este mesmo espaço serve para elas brincarem, rabiscar, dançar, então esses espaços precisam ser bem organizados.

O professor precisa estar muito atento e sensível junto às crianças, pensar no currículo com o olhar voltado na maneira como a criança brinca e deseja brincar, realizando também seus desejos a vontade dela naquele momento, pois elas são sujeitos e precisam ter alguém que esteje ali não só para cuidar e tratar delas mais que faça toda essa ligação junto às complexidades existentes e se concretizem através da interação.

Finalizando, falou-se um pouquinho dos projetos, bem o educador deve sim ter

projetos mais não necessariamente muitos, para essa idade, certo. O que acontece, esta fase é o de brincar, descobrir, sentir, pois volto a falar olhar voltado as necessidades da criança naquele momento, onde o espaço possa ser acolhedor, passar segurança e servir de estímulos. Quanto a formação citou que precisamos urgentes de Universidades que pensem e mudem as grades curriculares no foco com a E.I., o educador quando percebe que dentro do seu currículo a Universidade não ofereceu disciplinas voltadas para essa área tem que realmente ir atrás, buscar condições para tal, pois fica difícil trabalhar em sala ainda mais se o educador não tiver criatividade e responsabilidade sabendo que está lidando com crianças tão pequeninas que na maioria das vezes são carentes, precisam muito de alguém que as cuide e proteja. Não deixa também de ser nosso papel, não é mesmo?

O que me chamou a atenção no final foi a fala de Rodrigo, que precisamos ter mais homens nesta área envolvidos, realmente lecionando até encontramos homens, mais na educação infantil o número é quase zero.

Bom é isso, espero retornar com vocês nos curso quando puder, valeu um super beijo. Áurea.








Um comentário:

  1. Olá Áurea...

    Percebemos que o programa focou a criança de creche como cidadão e como tal tem direito a um bom convívio, com o educador e demais crianças. A preocupação com o lúdico, deve ser uma constante já que é o modo que a criança percebe o mundo mais concretamente. O Educador precisa estar antenado e propíciar a esses pequenos o acolhimento, a segurança, criantividade e o currículo voltados especificamente as elas com afetividade e profissionalismo. Muito bom o seu texto...Você pegou a essencia do assunto.
    Um abraço...
    Professora Juraci

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